Quando a boca cala, o corpo fala

Quando falamos de saúde, logo pensamos em ausência de doença. Ao ver uma pessoa  com uma boa condição física, que tem horas de sono regular, realiza uma boa alimentação e faz exercícios físicos com frequência a consideramos como alguém saudável…será?

Não há dúvidas que precisamos sim, cuidar da saúde do nosso corpo, afinal, ele é a casa na qual nossa alma habita. Mas será que apenas cuidar dele é o caminho para termos qualidade de vida e bem-estar? Eu penso que não…

Cada vez mais ouvimos falar sobre a importância da saúde emocional e sobre como a mente tem poder sobre o nosso corpo. Você já sentiu um cansaço tão forte que não consegue explicar de onde vem? Já sentiu dificuldades para dormir ou tem a sensação de que  horas e horas de sono nunca parecem suficientes? Apresentou dores físicas como dor de cabeça, dor de estômago? Teve alergias pelo corpo? Aí correu no médico, fez exames e nada, absolutamente nada é identificado que  justifique suas dores.

Pois bem, tudo isso pode ter origem nas suas emoções, aliás, nas constantes emoções que você pode estar vivenciando e não verbaliza. Aquela raiva que vira rancor, aquela tristeza que vira depressão, aquele medo que vira ansiedade, a constante exposição às situações que geram estresse ou a corriqueira pressão do dia-dia, em tudo isso pode estar a fonte das suas dores, cansaço físico e principalmente mental.

“Quando a boca cala, o corpo fala, se a boca fala, o corpo sara.” 

Por isso estou sempre falando aos meus clientes, familiares e amigos da importância de reconhecer, falar, compreender as nossas emoções, para que possamos diluir, ressignificar  e superar aquilo que nos atinge, e que quando sufocamos se convertem em sintomas negativos para o corpo detonando a nossa saúde como um todo. Não hesite em falar quando as coisas não vão bem, quando algo te incomoda. Reconheça seus limites, com o que você pode lidar ou não, não tolere mais do que você possa suportar. Estabeleça quais são as suas prioridades, em que vale a pena investir sua energia e busque sempre viver de acordo com o que faz sentido PRA VOCÊ!

Com Carinho,

Psi Tamirys Carvalho

Gostou do texto? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 20 =